Seguidores

domingo, 19 de setembro de 2010

Olha que lindooooooooooooooooooooo....




Formas báscias do quilling, o papel enrolado
Já mostrei aqui na Vila um pap beeeeem rudimentar da técnica do quilling, quando montamos um móbile de corações, lembram? Mas com as ferramentas certas, e um pouco mais de tempo e paciência, dá pra criar muitas coisas bacanas usando papel enrolado e cola. Pra animar vocês, vou contar um pouquinho do que seja o quilling e vamos aprender a fazer um outro coração, dessa vez bem mais caprichado.
O quilling, o papel enrolado, vem lá das épocas da Renascença, quando freiras e monges usavam a técnica para substituir as filigranas em ouro na decoração de imagens religiosas. Desde aquele tempo as técnicas se mantiveram basicamente as mesmas, o que mudou foram as ferramentas e a complexidade das figuras que foram aparecendo ao longo dos anos.
O quilling é a técnica dos cartões artesanais e muito aproveitada no Scrapbooking. O que você precisa são tiras de papel fino, cola e um instrumento para enrolar as tiras, instrumento esse que podemos adaptar desde espetinhos à agulhas de tricô.
E para começar qual figura vamos fazer? Um coração, mas bem melhor que aquele meu primeiro. E com ele vamos decorar uma fita. Vamos ver?
Decorando uma fita para enfeitar um vidro de biscoitos


Tenha uma mesa de trabalho com um pedaço de isopor, alfinetes e cola transparente para papel. Corte tiras bem estreitas de papel vermelho fino, como o sulfite de impressora, com 30 cm de comprimento.
Enrole a tira de papelEnrole a tira de papel no instrumento que você estiver usando, cuidando para que ela fique bem alinhada.
A dica é umidecer os dedos e a ponta do papel para começar a enrolar. O papel é que será enrolado em torno da ferramenta e não o contrário. Segure firmemente entre os dedos enquanto enrola o papel.Dê muitas voltas com o papel
A espiral bem feita fica firmeDepois de segurar a tira de papel durante algum tempo, solte-a e você terá uma espiral pronta. Retire-a da ferramenta.
Para fazer uma lágrima pressione a espiral até marcar uma dobra em uma das pontas. Enquanto pressiona use uma agulha para posicionar melhor as voltas do papel.
Pressione a espiral para fazer uma lágrima
Cole a ponta da dobraCole a ponta da tira de papel bem próximo do final da borda dobrada, como na imagem. Coloque a cola usando um alfinete, pois é um pinguinho só. Corte a sobra de papel. Faça mais uma lágrima igual a essa.
Posicione as duas lágrimas invertidas uma frente à outra, fixe com alfinetes sobre um isopor e cole na parte central, como na imagem. Lembre de usar pouca cola. Os alfinetes auxiliam a manter as lágrimas juntas enquanto a cola completa a secagem.Prenda com alfinetes enquanto a cola seca
Veja como fica o coração prontoVeja aqui como fica o coração depois de colado.
Cole o coração num papel quadradinho branco mais grosso.Cole o coração num cartão branco
A dica para colar o quilling sobre outro papel é bem simples. Coloque uma quantidade rasa de cola sobre uma superfície como uma tampa plástica. Segure a figura com uma pinça e mergulhe a borda a ser colada nessa superfície de cola. Mergulhe apenas o suficiente para que a cola grude nessa base por igual. Aplique a figura sobre o cartão branco e aguarde a cola secar.
Pra terminar, enrole a fita no pote de vidro, faça um laço e somente então cole o cartão sobre a fita. Prontinho, agora o pote de vidro está lindo para ser oferecido como presente.
E assim usamos o quilling para enfeitar com graça nossos objetos. E isso é só o começo, pois daqui pra diante as figuras vão ficando cada vez mais elaboradas.
Fonte: Ann Martin para o Craftzine
Quilling – decorando com papel enrolado É um post de: Vila do Artesão Clique e leia outros artigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário