Seguidores

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Vivendo e aprendendo....

Flor feita em seda para diversas aplicações
Já percebi que as flores são um dos assuntos preferidos dos arteiros que frequentam essas páginas. Gosto de compartilhar com vocês tutoriais fáceis e com resultados elegantes. Quando encontrei esse passo-a-passo eu já sabia que teria uma porção de pessoas correndo para começar a fazer. Então vamos em frente, aprender a fazer uma belíssima flor de seda para enfeitar roupas, cabelos, bolsas e o que mais desejarem. Aliás essa flor me fez lembrar das belas peças feitas por nossa amiga Maria Ignês. Não é a mesma técnica, mas também dá um efeito surpreendente, concordam?
Escolham tecidos firmes. A dica é usar seda ou tafetá de seda para que fique mais luxuosa, mas você pode fazer em outros tecidos desde que eles fiquem firmes.
Outra dica é que depois de cortar as pétalas, você pode tanto deixar no corte bruto ou, como no modelo acima, queimar rapidamente as bordas com uma chama baixa. Dá um belo efeito.
Para cada flor são cinco pétalas do mesmo molde. Comece preparando o molde num papel firme.


A medida do molde é de 7,6 cm Dobre o molde ao meio
Corte o papel num quadrado de 7,6 cm. Dobre o molde ao meio.


Dobre agora no terço Dobre a outra ponta até alinhar
Divida a parte de cima em três e  marque o centro da parte de baixo. Dobre nesse terço como na imagem. Dobre a outra ponta até alinhar as bordas como na imagem.


Dobre na metade Recorte como na imagem
Dobre na metade, juntando as bordas. Corte a ponta superior conforme demonstrado na imagem.


Desdobre e veja como ficou o molde Corte cinco pétalas no tecido
Desdobre e veja o molde pronto. Deve ficar assim. Corte no tecido escolhido cinco pétalas conforme o molde e um pequeno pedaço de entretela para a base.


Confira a proporção dos miolos de cada pétala Comece com um miolo de 1 cm de diâmetro
Preste atenção no comparativo dos círculos dos miolos de cada pétala. Essa será a proporção de aumento de uma para a outra. Alinhave no centro da primeira pétala um pequeno círculo de 1 cm de diâmetro.


Puxe o alinhavo e fixe na entretela Puxe a linha do alinhavo de modo a formar um miolinho estufado para a parte de fora da pétala, como na imagem.
No avesso, costure essa primeira pétala na entretela. Todas as outras pétalas também serão costuradas nessa mesma entretela.
Isso dará sustentação à sua flor.


Lembre-se que a próxima pétala terá o círculo do miolo um pouco maior. Reveja a imagem das moedas mais acima, para se situar. Ao aumentar gradativamente o tamanho do círculo do miolo, você estará diminuindo o tamanho da pétala e dando volume à flor, além de um formato mais elegante ao miolo.


Encaixe a segunda pétala no miolo da primeira Puxe o alinhavo
Repita o processo do alinhavo do miolo, usando a mesma linha que costurou a primeira pétala. Puxe o alinhavo e fixe na entretela através da primeira pétala. Essa será a aparência. O miolo da primeira pétala ficará encaixado dentro do miolo da segunda pétala ao alinhavar. Assim será também com as próximas pétalas.


Costure a terceira pétala da flor de seda Costure a quarta pétala encaixada na terceira
Repita com a terceira pétala, aumentando o tamanho do miolo. Faça o mesmo para a quarta pétala.


Costure a última pétala e ajeite o miolo Veja como ficou o avesso da entretela
E o mesmo para a quinta. Perceba como ficou o miolo. No verso a entretela estará assim, afinal todas as pétalas foram costuradas à ela.


Recorte em torno da costura Recorte a entretela em volta da base costurada e sua flor estará pronta.


O segredo da beleza dessa flor está em intercalar as pontas das pétalas no momento da montagem e ajustar a forma como elas se ondulam quando você puxa o fio do alinhavo.
Outro detalhe é encaixar um miolo dentro do outro para que o último fique bem estufadinho.
No final afofe as pétalas para que a flor ganhe vida. Essa flor você pode aplicar sobre peças de roupas, cintos, enfeites de cabelo e o que mais desejar.
Esse belo tutorial é do Kenneth do Threads Magazine.

Nenhum comentário:

Postar um comentário